quarta-feira, 12 de setembro de 2012

- Primeira cirurgia!

OOOOiiii, boa noite! =D

Hoje eu vou postar aqui, simplesmente pra poder fazer um 'arquivo' para o meu dia de hoje.
Hoje eu fiz a minha primeira cirurgia! Na verdade segunda, pois há alguns anos atras operei o ratinho Harry (para retirada dos testículos) mas a cirurgia foi uma bagunça, sem preparação cirurgica, etc.
Essa não, essa foi de verdade...
Cheguei na facul, me lavei, me paramentei, e começamos...
Meu grupo foi composto pela Andressa (auxiliar de cirurgia), Carol (anestesista) e Jú (instrumentadora).
Eu fiz primeiro uma esplenectomia parcial
No começo foi muito estranho, pq na anatomia eu estava acostumada a mexer com cadáveres, FRIOS! Já na cirurgia o porquinho é quente... ele é MUITO quente! É estranho, pq depois que eu fiz a incisão, abri o peritônio, eu tive que caçar o baço dele... é muito quente, e viscoso... Mas fomos lá e continuamos o trabalho... Em alguns momentos sangrou bastante. Depois fizemos a esplenectomia total, daí foi bem complicado... pq o hilo do baço é muito profundo, e eu estava com medo de puxar e alguma víscera romper. Daí chamamos o Rocha (nosso professor), e ele me ajudou. Puxamos bem, ligamos a artéria esplênica e retiramos o baço! Até aí os unicos problemas que aconteceram foram alguns sangramentos e no começo da cirurgia foi horrível, pq a taxa de anestesico estava baixa, e o Fred começou a se mexer, e na hora que eu fui suturar o campo direto na pele dele ele puxou a patinha... =/ Foi horrível... mas a Carol controlou a situação, e o nosso porquinho voltou a dormir.
Bom, depois da esplenectomia começamos procurar a vesícula biliar, pois o próximo passo seria uma colecistectomia... Mais uma vez vieram me ajudar... dessa vez o monitor. Encontramos a vesícula, mas infelizmente durante a cirurgia ela rompeu (era só pra tentar retirarmos ela inteira)... disseram que ficou um cheiro forte, mas, GRAÇAS A DEUS, eu não senti nada. Retirei a vesícula... e até ai foi tudo bem também, quando eu pensei que iria terminar a cirurgia, surgiu um sangramento de origem indeterminada... e sangrava, sangrava, não parava! Comecei a ficar preocupada, pq não achava o foco da hemorragia... fiquei com medo do nosso Fred entrar em choque. Mais uma vez vieram nos ajudar. o professor ficou procurando, procurando, e achou. O foco estava no fígado, ele estancou a hemorragia - Pq com a minha técnica eu não iria conseguir! =(
Então fim! Comecei a fechar o porquinho... Fechei o peritônio (apesar de não fazermos isso em humanos, fazemos no porquinho para treinar a sutura), depois a aponeurose, e em seguida a pele. Durante o fechamento da pele, a veterinária veio e ajudou a Carol a fazer a eutanásia.... =/ Foi um momento triste.
Fizemos o curativo, e terminamos a cirurgia! Durou aproximadamente 4h e 30 min... Sei que foi muito longa, mas eu tentei ser bastante rápida. Por hoje foi o que deu.
Quando a cirurgia acabou eu estava um caco. Com as pernas doendo, com sede e fome! Nem imagino como cansa ficar 6, 7h operando...

Então aí está a descrição da minha primeira cirurgia! =D

Fora isso aqui está tudo bem...
Vou estudar pois tenho provas! Em breve posto a foto da nossa cirurgia aqui, está no celular da Ju....

Boa Noite!

Um comentário:

Tamires disse...

Parabéééns Paixãozinhaa!!

Eu vou fazer a minha primeira no dia 25! Medooo rsrsrs